Translate

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Jazz

Jass, Jas, Jaz, Jasz, Jazz - A palavra é tão enigmática quanto a música, são quatro letras, e sua origem etimologica se perde em lendas, aparecendo impressa pela primeira vez num jornal da Califórnia em "1914".
Existe muita discussão e várias versões sobre o significado da palavra “JAZZ”, alguns defendem sua origem num termo africano, cujo significado seria "acelerar", outros dizem que vem do francês “JASER”, cujo significado seria “falar coisas indiscretas, tagarelar”.
Quanto ao ritmo, foi criado pelos negros americanos em Nova Orleans por volta do ínicio do século XX, tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam, um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.
Sua principal característica é a "improvisação", claramente seu elemento essencial, com músicos interpretando de forma peculiar, variações de uma mesma música, nunca a tocando exatamente da mesma forma mais de uma vez, e dependendo do humor e da experiência pessoal do intérprete, da interação com os outros músicos, ou mesmo com o público, ele pode alterar melodias e harmonias da maneira que achar melhor, com total liberdade de criação e com diferentes possibilidades musicais.
Considerado o gênero musical mais importante do século XX, o jazz não é só um ritmo sofisticado e dinâmico, é também um estilo de vida, e como na vida real, não para de inovar, improvisando fusões numa busca constante pelo novo.
Texto baseado no livro "O Que É Jazz " de Roberto Muggiati

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom! Sempre liguei o jazz ao improviso mesmo.Gosto muito de Nina Simone.

Boa sorte na vida!

Olá! Seja bem vindo!

"O objetivo desse blog é compartilhar boa música"