Translate

sábado, 15 de novembro de 2008

Três filmes essenciais sobre jazz



"BIRD", é um verdadeiro tributo ao grande saxofonista Charlie Parker. Dirigido por Clint Eastwood, grande fã de jazz e de Charlie Parker, dirigiu este filme em 1988, tendo como base depoimentos da vida de Parker. O filme aborda a vida de Charlie Parker em seus últimos anos de vida, e a partir de vários "flashbacks". A trilha sonora do filme é fora de série, ganhou o Oscar de melhor som. Forest Whitaker, ator que interpreta Charlie Parker, dá um show de atuação, o que lhe rendeu a Palma de Ouro de melhor ator. O filme ainda ganhou um Globo de Ouro de Melhor Diretor.
"POR VOLTA DA MEIA-NOITE (ROUND MIDNIGHT)", dirigido por Bertrand Tavernier e estrelado pelo grande sax tenor Dexter Gordon , contou com grandes jazzistas, como Ron Carter, Wayne Shorter, Freddie Hubbard, Herbie Hancock, entre outros. Ganhou um Oscar de melhor trilha sonora, produzida pelo próprio Hancock.
"MAIS E MELHORES BLUES (MO' BETTER BLUES)" filme do diretor Spike Lee, com astros do cinema, como, Denzel Washington e Wesley Snipes. O filme conta a história de um jovem trompetista de jazz, o pequeno Bleek Gilliam (Denzel Washington), que ainda muito jovem era forçado pelos pais a estudar trompete, o que não lhe deixava tempo nenhum para ser criança e brincar com os amigos. Os anos se passaram e finalmente Bleek realiza o sonho de seus pais, tornando-se trompetista profissional. Mas uma forte rivalidade com o saxofonista Shadow Henderson (Wesley Snipes), parece crescer a cada dia, assumindo proporções catastróficas. E, além disso, o estranho Giant (Spike Lee), amigo e empresário de Bleek, é viciado em jogo, causando sérios problemas para todos os músicos da banda. A excelente trilha sonora do filme é assinada pelo trompetista Terence Blanchard, com participação do saxofonista Branford Marsalis.

3 comentários:

Anônimo disse...

Assista "a lágrima que faltou" , é um filme muito bom sobre jazz ;)

Anônimo disse...

Tenho os 3 em DVD!!
Recomendo também Kansas City, do Robert Altman...
O duelo final entre Joshua Redman e James Carter é fantástico!

Tiago disse...

Outro bom filme é o Thelonious Monk: Straight, No Chaser (1988), produzido por Clint Eastwood e dirigido por Charlotte Zwerin. Consegui baixa-lo via torrent, quem tiver a oportunidade!

Olá! Seja bem vindo!

"O objetivo desse blog é compartilhar boa música"